I turn around and face my fears

The story behind the painting

This is “I turn around and face my fears”, painted at the beginning of the Corona crisis. They look like me but their eyes are blind, I see them but they don’t really see me, like ghosts who don’t have the courage to pass to the other side. I realize that I am braver than my fears, and when watching them standing there lost I just feel compassion. “You can move on,” I say, “it’s alright.” I become their guide to salvation and consequently my own.

 

The painting participates in an online exposition, Olhar Naif Nos Tempos Da COVID 19, starting the 16 of July 2020.

 

Art critic analysis

Oscar d’Ambrosio, Published 9 June 2020

Artista sueca radicada no Brasil, Maria Alm apresenta “I turn around and face my fears”. Realizada com tinta acrílica e spray sobre tela, retrata a oposição entre a personagem isolada da direita, com os olhos bem abertos e as da esquerda, com olhos vazados, cegas. A primeira, contornada por uma aura dourada representa a coragem de enfrentar os desafios.

 

A imagem tem ecos do mito platônico da caverna em que o ser humano, que estava de costas para a luz, vendo a sua própria sombra na parede interna, toma, pelo conhecimento, a coragem de virar o corpo e contemplar a sabedoria, saindo das trevas. Analogamente, a protagonista da tela encara seus medos e se sente iluminada.

 

A energia poderosa que emana da personagem com olhos mostra claramente a importância do equilíbrio racional para enfrentar as mais diversas adversidades. Somente dessa maneira se torna possível enfrentar os medos do presente e caminhar em direção a um futuro. Olhar para os nossos medos é sempre a melhor alternativa, por mais dura que possa parecer.

 

É nos momentos de maior dificuldade que a coragem se manifesta. Enfrentar aquilo que se teme – no presente caso um microrganismo, invisível, que se dissemina pelo mundo e contra o qual não há remédios ou vacina – é uma maneira de não ser dominado pelo desconhecido. Para vencer um adversário, o melhor, como mostra Maria Alm, é tentar desvendá-lo.

 

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordena o projeto @arteemtempodecoronavirus e é responsável pelo site www.oscardambrosio.com.br.

Dimensions:

50 x 50 cm

Technique:

Acrylics and spray on canvas

Date: